sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Provas do Enem seguem horário de verão e começarão às 12 horas na Paraíba

Após um ano de espera, enfim, se aproxima o final de semana em que os estudantes irão testar os seus conhecimentos e começar projetar o futuro profissional. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado no próximo sábado (08) e domingo (09), em todo o Brasil. No total, as provas do Enem vão ser aplicadas para mais de oito milhões de estudantes em todo o país.

Na Paraíba, mais de 230 mil candidatos se inscreveram para o Exame, conforme dados do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), ligado ao Ministério da Educação e Cultura. No Estado, as provas serão aplicadas em 58 cidades, incluindo Campina Grande, e a capital João Pessoa. Em todo o Estado serão 451 locais de provas. No ano passado mais de 120 mil candidatos fizeram as provas na Paraíba.

Para isso, um forte esquema de segurança foi montado pela Polícia Militar da Paraíba. Desde a última quarta-feira (5), quando os malotes contendo as provas chegaram ao Estado, a polícia começou a por em prática a operação para que o concurso transcorra dentro da normalidade. Este ano, a Polícia Militar reforçou o efetivo dedicado ao esquema de segurança em 300 homens, chegando ao quantitativo de 1.500 PMs empregados na operação.

Em João Pessoa, as provas estão sob a proteção do 1º grupamento de Engenharia, enquanto que em Campina Grande serão armazenadas no 31º Batalhão de Infantaria Motorizada.

As provas do Enem vão ser aplicadas no próximo final de semana das 13 às 18 horas. No sábado (8), os participantes vão fazer as provas de ciências humanas e ciências da natureza, com quatro horas e meia de duração. No domingo (9), vão ser aplicadas as provas de português, matemática e redação. Neste segundo dia, o tempo do exame é mais longo, com cinco horas e meia de duração, e também começa às 13h, horário de Brasília. O uso de detectores de metais nos locais de prova é novidade este ano.

Segundo a assessoria do Inep, o uso desses equipamentos está previsto no edital do exame, divulgado em maio deste ano, e o objetivo é detectar aparelhos que transmitam informações aos candidatos.

Horário de Verão

Por conta do horário de verão, os portões das escolas onde as provas serão aplicadas na Paraíba serão fechados às 12h horário local. Os estudantes devem levar documento original com foto e caneta esferográfica transparente de tinta preta.

Não serão permitidos canetas de outras cores, lápis e borracha, relógio analógico ou digital, celular, rádio, gravador ou qualquer outro aparelho eletrônico, boné, chapéu, gorro viseira e óculos escuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário