sexta-feira, 7 de novembro de 2014

AÇÃO POLICIAL NO INTERIOR


                             

Uma operação policial conjunta, entre policiais militares, civis e federais, apreendeu 19,2 quilos de explosivos em pedreiras clandestinas localizadas no município de Picuí, na região do Seridó, e ainda na prisão de 23 pessoas em flagrante ou por mandado de prisão. Intitulada de Operação Brasil Integrado – Ação Fronteira Nordeste, a iniciativa aconteceu entre a quarta-feira (4) e a quinta-feira (5) e contou com a participação de um efetivo de 388 policiais. A coordenação foi do Ministério da Justiça.

No total, 20 estados do Brasil realizaram ações de enfrentamento à violência simultaneamente, reunindo mais de 20 mil profissionais da área de segurança pública, Receita Federal e Ibama. O objetivo foi aproximar o governo federal aos estados, com base no modelo operacional adotado para a Copa do Mundo.

A Polícia Civil da Paraíba realizou vistorias em pedreiras clandestinas na cidade de Picuí e conseguiu apreender, além dos explosivos, 13 estopins com espoleta, 296 metros de cordel detonante e13 metros de estopim. O material irregular foi entregue ao Batalhão de Operações Especiais da Policia Militar (Bope).

Durante os dois dias da operação, as outras equipes da Polícia Civil e Militar apreenderam maconha, prenderam três pessoas e cumpriram seis mandados de prisão por tráfico, associação ao tráfico e porte ilegal de arma. As ações foram realizadas nos municípios de Cajazeiras e Pilõezinhos. As outras 14 prisões foram realizadas pelas policias Federal e Rodoviária Federal.

Para o secretário da Segurança e da Defesa Social, Claudio Lima, a operação mostrou a importância do trabalho integrado de instituições estaduais e federais para a diminuição da violência. “Prezamos por este processo, inclusive com a implantação do Programa Paraíba Unida pela Paz, buscando encarar a Segurança Pública como um sistema, do qual fazem parte as polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Federal, e outras instituições que devem trabalhar unidas para garantir o bem-estar da população”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário